SIA Trecho 1 Lote 230 Sala 113, Edifício Bradesco - Brasília - DF 61 3436-0002

Automação residencial: uma questão de segurança

Conheça - Automação residencial: uma questão de segurança

A automação residencial é uma tecnologia que está a passos largos ingressando nas residências por todo o país e pelo mundo. As facilidades proporcionadas, aliadas a fatores como economia e segurança, alcançam cada vez mais adeptos, que optam por um sistema personalizado com funções para tornar a sua vida mais tranquila.

As inovações deste ramo voltadas especificamente à segurança vêm se destacando de forma muito atrativa, tornando questões simples e complexas muito mais fáceis de resolver e gerenciar com ferramentas que operam de forma remota com grande eficiência, aliando os já tradicionais mecanismos de segurança com as novidades da automação residencial.

Opções para a segurança residencial

A grande variedade de opções presentes no mercado é derivada da alta capacidade de personalização oferecida pela automação residencial. Entre as ferramentas mais simples estão as tarefas básicas cotidianas, como acender luzes ou abrir e fechar portas e janelas. Embora sejam ações que remetam à comodidade, realizar estas atividades estando ausente de seu domicílio é uma verdadeira questão de segurança.

Operando por dispositivos móveis como celulares ou tablets, é possível realizar variadas ações com simples toque, utilizando um sistema totalmente integrado entre os controladores e a residência.

O monitoramento por câmeras também é possível e gera imagens dentro das residências ou nos seus arredores, dando uma ampla cobertura a quem deseja conferir toda a moradia. Nos casos de algo inesperado ocorrer, notificações são imediatamente enviadas ao celular do proprietário e, caso deseje, equipes de segurança que atuarão na resolução imediata do problema.

Automação residencial em condomínios

Quem vive em apartamentos ou outras formas de habitações conjuntas, podem aproveitar este fator e aumentar ainda mais as opções de segurança com a automação residencial. Integrar estas ferramentas a zeladores ou síndicos tornaria aptas estas pessoas e atuarem de forma mais eficiente para resolver alguma questão urgente. O controle de acesso direto à residência ainda poderia ser realizado por dispositivos móveis, liberando a entrada quando necessário ou utilizando suporte de biometria, permitindo apenas pessoas previamente cadastradas de adentrarem um determinado local.

A segurança residencial também conta com a automação para se defender contra desastres. A presença de fumaça pode interromper sistemas elétricos ou de gás imediatamente e/ou acionar mecanismos hídricos para contenção, por exemplo.

Sua casa sempre ao seu alcance.

Embora possa operar como controladores fixos, o grande diferencial da segurança residencial está na possibilidade de operação remota. Aplicativos desenvolvidos especificamente para estes usuários proporcionam a operação integral das ferramentas de automação por meios de dispositivos móveis, como os celulares, que nos dias atuais então sempre por perto, e pode ser integrado com o sistema residencial possibilitando que o proprietário acompanhe de onde estiver a sua casa.

As opções da automação residencial vêm crescendo e se tornando uma realidade ao alcance de todos, com ferramentas que partem das mais simples até as mais sofisticadas. Em uma era cada vez mais virtual como a que nos encontramos monitorar e operar nossas próprias residências com simples toques já deixou de ser sonho para tornar-se uma realidade e já é tendência presente na maioria das residências.

Para você que deseja mais segurança na sua vida, a automação pode proporcionar isto e muitas outras vantagens, sendo altamente personalizável a suas vontades ou necessidades.

Este artigo foi interessante para você? Divida suas dúvidas e experiências acerca da segurança residencial.


Solicite um orçamento