SIA Trecho 1 Lote 230 Sala 113, Edifício Bradesco - Brasília - DF 61 3436-0002

Conheça 5 benefícios da automação de iluminação

Conheça - Conheça 5 benefícios da automação de iluminação

A automação de iluminação consiste em criar um sistema de iluminação controlado pelo usuário de maneira simples e muito mais prática. Também contempla um sistema inteligente que muitas vezes não precisa de qualquer interferência para que funcione da melhor maneira possível.

Essa automação traz benefícios reais tanto para residências quanto para indústrias. Ainda não conhece essas vantagens? Confira 5 desses benefícios e veja como eles podem melhorar a sua experiência!

Redução de custos

Um dos principais benefícios associados à automação de iluminação é a redução de custos. Essa redução se dá, basicamente, por dois motivos: existe uma disponibilidade mais personalizada das luzes e utilizam-se luzes que consomem menos, como é o caso das luzes de LED.

No caso de uma casa, por exemplo, a automação de iluminação diminui o oneroso hábito de esquecer uma luz acesa em um cômodo, gastando energia. Já na indústria, a automação de iluminação é benéfica para garantir que determinadas luzes só sejam acionadas quanto for detectado movimento. Com isso, não existe a necessidade de deixar as luzes das escadas constantemente acesas, por exemplo.

Segurança física

A segurança física também é beneficiada pela automação de iluminação, já que nem sempre é possível controlar a luz manualmente. Imagine, por exemplo, uma casa em que reside uma pessoa idosa que frequentemente anda pela casa no escuro. Com a automação da iluminação, sempre que essa pessoa estiver no ambiente o local estará iluminado, garantindo maior segurança.

Para as indústrias, a automação de iluminação ajuda a proteger o patrimônio. Como as luzes são acesas a partir da detecção de movimento, o sistema impede a invasão de pessoas não autorizadas ao local, por exemplo.

Durabilidade e praticidade

Como a automação de iluminação utiliza equipamentos bem planejados e luzes mais duráveis, todo o sistema possui um tempo muito maior de disponibilidade. Isso significa que, ao contrário de uma lâmpada comum que pode acabar queimada a qualquer momento, a automação de iluminação aumenta o tempo de duração do sistema como um todo.

Embora isso seja positivo para uma residência, é ainda mais indispensável para a indústria, já que tem maior consumo de energia.

Responsabilidade ambiental

A maior durabilidade faz com que as lâmpadas sejam trocadas com menos frequência, diminuindo o consumo. Assim, utilizar um sistema de automação de iluminação também gera um senso de responsabilidade ambiental elevado, já que se consome menos obtendo os mesmos resultados.

Embora para uma residência esse fator esteja mais associado à redução de custos, para uma indústria essa vantagem pode ser usada positivamente, reafirmando o compromisso do negócio com o meio ambiente.

Conforto e comodidade

Não se preocupar em configurar luzes ou poder controlá-las de onde estiver gera muito mais conforto e comodidade. Assim, usar as luzes do ambiente se torna um processo natural e simples!

Em residências, permite que os moradores possam controlar as luzes facilmente, diminuindo deslocamentos necessários. Já para indústrias, diminui a necessidade de adaptações constantes no sistema de iluminação, aumentando a disponibilidade dos funcionários e, portanto, a eficiência.

Utilizar a automação de iluminação é altamente benéfico para residências e indústrias porque não apenas há uma redução nos gastos como também é possível ter mais conforto, comodidade, segurança e responsabilidade ambiental.

O que você acha sobre a automação de iluminação? Conte para a gente nos comentários!


Solicite um orçamento