SIA Trecho 1 Lote 230 Sala 113, Edifício Bradesco - Brasília - DF 61 3436-0002

Projetos residenciais sustentáveis voltados para economia de energia

Conheça - Projetos residenciais sustentáveis voltados para economia de energia

O Brasil passou por um momento de grande crescimento na última década e teve oportunidade de se desenvolver em diversas áreas. Hoje, o país está passando por uma movimentação no mercado que já é considerada por alguns especialistas em economia como uma crise. Além desta “crise” econômica, o mundo de hoje passou a perceber que no ritmo que estamos, nossos recursos naturais não serão suficientes para mantermos o mesmo pique em breve. Com todas estas questões, o mercado se virou para o lado da sustentabilidade, que, além de prezar pelos recursos naturais com consciência, ajuda o bolso dos consumidores em vários aspectos, como a economia de energia. Saiba mais sobre como se dá esse processo!

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é uma palavra que está na moda hoje, estamos sempre escutando por onde passamos, mas você sabe o que significa? Sustentabilidade nada mais é do que a capacidade de interação do ser humano com o mundo, sem que haja danos à natureza e ao nosso ecossistema como um todo, e na grande maioria dos casos, esta sustentabilidade caminha junto com a economia, com um menor desperdício e até mesmo com um conforto maior.

A grande vilã

A grande vilã da sustentabilidade, sem dúvida nenhuma, é a energia elétrica. No mundo atual, as pessoas são e foram criadas com uma determinada cultura, que já vem de gerações, por meio da qual não enxergam a energia elétrica como um gasto, e este gasto pode ser atribuído ao bolso, com o gasto financeiro e a nossa natureza, com o “gasto” das nossas fontes produtoras de energia. A partir dos pontos citados no início do nosso artigo e pensando nesta grande vilã, o mercado hoje apresenta algumas soluções de muita inteligência para amenizar estes pontos, e uma delas são os projetos residenciais sustentáveis.

Economizando energia elétrica

Já pensou em poder desligar qualquer lâmpada da sua casa pelo smartphone ou tablet de onde estiver? E se suas cortinas abrissem sozinhas ao detectarem luz solar para você economizar nas luzes? Pois é, hoje em dia isto não é só em filme, é possível que tudo isso seja instalado em nossas casas bem como outras soluções interessantes, basta fazermos um projeto residencial sustentável e colocarmos na ponta do lápis a economia que ele gera. Esta economia de energia pode representar até 30% de redução no gasto, ou melhor, nos gastos. Já existem até selos e certificados para residências e outros tipos de imóveis que prezem por estes projetos.

Soluções simples

Os projetos residenciais sustentáveis, na maioria das vezes, sugerem o uso de lâmpada com a tecnologia LED. O preço de uma lâmpada LED comum no mercado hoje é de R$40,00, as lâmpadas tradicionais (incandescentes) custam cerca de R$3,00, porém a vida útil da primeira é de 20 mil horas, e da segunda é de 750 horas, e, além disso, o mais importante: a lâmpada LED consome 70% a menos de energia elétrica se comparada à lâmpada tradicional.

Desta maneira, a possibilidade de aplicar um projeto residencial sustentável para sua casa ou para novas construções é importante para o planeta e para o seu bolso! Com ele você tem uma economia de energia e faz a sua parte para as futuras gerações que assumirão nossos lugares.

Ainda tem dúvidas sobre os projetos residenciais sustentáveis? Deixe um comentário e participe da conversa!


Solicite um orçamento