SIA Trecho 1 Lote 230 Sala 113, Edifício Bradesco - Brasília - DF 61 3436-0002

Sistemas de áudio: entenda a diferença entre 5.1 e 7.1

Conheça - Sistemas de áudio: entenda a diferença entre 5.1 e 7.1

Todos os dias pessoas utilizam aparelhos sonoros para ouvir as suas músicas preferidas. Na busca por um sistema de áudio com maior qualidade, muita gente opta pela compra de sistemas de áudio 7.1 ou de áudio 5.1. Eles são mais caros, é verdade, mas são capazes de oferecer uma nova experiência audiovisual durante a execução de um filme ou simplesmente redefinir a maneira como ouvimos uma música. Se você quer conhecer as principais diferenças entre esses sistemas, continue lendo!

Mono e estéreo: qual a diferença?

Ao longo dos anos, os sistemas de áudio se dividiram entre os que tinham o padrão monofônico e os que eram estéreo. Atualmente, o primeiro está restrito a aplicações que não necessitam de áudio de alta definição, como os auto-falantes utilizados na maioria dos telefones e campainhas de interfones. Eles possuem apenas um canal para transmitir todas as frequências de áudio. Assim, independentemente do número de caixas utilizadas, todas emitiriam as mesmas frequências.

Já os sistemas estéreo, mais modernos, permitem que o áudio seja dividido entre diversas caixas. É graças a essa tecnologia que podemos ter gravações que simulam sons em três dimensões, como nos cinemas. Ao dividir o áudio entre duas fontes sonoras (esquerda e direita), a experiência sonora é muito mais próxima da nossa realidade.

Áudio 2.0, 2.1, 5.1 ou 7.1?

O padrão estéreo foi adotado pela indústria rapidamente. Com a evolução das tecnologias de captação de áudio, o número de caixas pode ser aumentado — o que gera uma grande confusão entre os consumidores. Entre sistemas 2.0, 2.1, 5.1 e 7.1, a percepção sonora muda drasticamente.

Mas, afinal de contas, para que servem tantos números? A resposta é simples: os números à esquerda representam a quantidade de canais de áudio disponíveis no aparelho. Já o número à direita aponta a quantidade de subwoofers. Eles são utilizados para reproduzir apenas as sequências mais graves (entre 20Hz e 200Hz). Assim, um sistema 2.0 tem apenas os canais direito e esquerdo para execução sonora, enquanto o 7.1 terá sete canais e um subwoofer.

E o sistema 5.1?

Com os avanços tecnológicos ocorridos na década de 1970 e 1980, os mercados passaram a contar com sistemas de áudio 5.1. Quando utilizados em cinemas, eles aumentam consideravelmente a sensação de imersão durante a exibição do filme. É possível perceber o barulho de um tiro dado a uma longa distância, o avanço de um carro por uma estrada e até a diferença de um cavalgar à direita e à esquerda da câmera.

Em geral, as caixas são colocadas ao redor do ouvinte. Uma é colocada à frente da pessoa, com o subwoofer ao seu lado. Já as caixas laterais ficam divididas, com duas à frente e duas atrás do espectador. Assim, durante uma cena de ação, mesmo com os olhos fechados, é possível identificar a movimentação de personagens e máquinas mesmo com os olhos fechados.

E quanto ao sistema 7.1?

Com sete caixas e um subwoofer, os sistemas de áudio 7.1 são a última palavra em execução de sons com alta-fidelidade. Eles são ideais para a exibição de filmes em Blu-ray, pois conseguem extrair cada faixa sonora em uma caixa de áudio específica. Apesar de serem mais caros, os hometheaters com 7 canais de áudio proporcionam uma experiência sonora muito mais realista e imersiva durante a execução de um filme.

Áudio de alta-fidelidade que proporciona novas experiências

Para usufruir todo o potencial de sistemas de áudio modernos, é necessário ter um aparelho com a potência compatível com o cômodo. Todas as caixas devem ser distribuídas a uma distância de cerca de um metro da televisão e do ouvinte. Com a popularização de aparelhos de home theater, a exibição de filmes em alta qualidade não é mais restrita aos cinemas.

Agora é a sua vez! Na sua opinião, quais são as características essenciais dos sistemas de áudio? Quais valem mais a pena? Os que possuem áudio 7.1 ou áudio 5.1? Compartilhe a sua opinião conosco!


Solicite um orçamento