SIA Trecho 1 Lote 230 Sala 113, Edifício Bradesco - Brasília - DF 61 3436-0002

Tecnologia residencial: como os robôs vão dominar a sua casa?

Conheça - Tecnologia residencial: como os robôs vão dominar a sua casa?

Estacionar o carro voador na garagem, entrar em casa pela esteira elétrica e ainda ver que o seu robô fez direitinho a faxina da casa. Quem nunca sonhou em viver pelo menos um dia como se fosse um dos Jetsons? Agora, o melhor de tudo isso é que, tirando a parte do carro voador, todo o resto não está longe de acontecer na realidade. Hoje, graças à tecnologia residencial, alguns robôs já saíram do mundo da ficção científica para ganhar lugar de destaque em algumas casas ao redor do mundo.

E para você já ir acostumado com a ideia — afinal, daqui a pouco algum deles pode estar tirando o pó da sua sala ou molhando as plantas do quintal —, criamos esse post onde mostraremos alguns desses simpáticos autômatos. Confira!

Jardineiro fiel

Tem muita gente por aí que morre de medo de ver a raça humana sendo eliminada do mapa por androids malvados, tipo aqueles de O exterminador do futuro. No entanto, a extinção por falta d’água parece ser uma opção bem mais realista e grave do que a primeira. E foi pensando nisso que o pessoal da Droplet Robotics criou em 2013 o seu Droplet — um robô jardineiro que cuida e molha as plantas do seu jardim com a dose certa de água, sem o menor desperdício.

E o melhor: ele ainda apresenta relatórios de como estão indo as suas plantinhas e seu gasto com água.

De olho nas crianças

Quem é pai ou mãe sabe muito bem que não existe hora para que aquele seu lindo bebê comece a chorar atrás de um colinho que seja. No entanto, para acalmar os ânimos dessa criançada a 4moms desenvolveu uma série de robôs especializados no cuidado infantil. E para isso eles criam pelo menos 2 interessantes aparelhos: o mamaroo, que reproduz o movimento de balanço dos pais e a infant tube, uma banheira que não apenas indica a temperatura da água como também “purifica” a parte suja do banho.

A verdadeira Rosie

Super bem-humorada e boa de serviço, a Rosie do desenho dos Jetsons já tem uma versão no mundo real — ainda que não tão simpática como a da animação. Seu nome é Roomba, um robozinho que deixa o chão da sua casa brilhando e ainda pode ser acionado em alguma emergência via celular para limpar alguma bagunça.

O robô voador: um sucesso da tecnologia residencial

Agora, saindo um pouco do chão, imagine se além de ter um robô em casa, você tivesse um robô voador! Não, não estamos falando de uma cópia daqueles Jaegers de Círculo de Fogo. Estamos falando de Fleye, um projeto que está quase ganhando vida através do Kickstarter e que promete transformar drones em robôs com diversas utilidades — desde sondar a casa e o escritório até tirar uma selfie.

Com diversas funções, os robôs do futuro estão longe de ser como um HAL 9000 ou qualquer tipo de supervilão dos cinemas. Pelo contrário, ao melhorar ainda mais as possibilidades da tecnologia residencial, essas máquinas mostram que os robôs, na verdade, serão alguns de nossos melhores amigos daqui alguns anos e acredite, alguns terão até perfil no Facebook!

Ah, se você gostou da ideia de requisitar os serviços de um robô dentro de casa, então você precisa conferir o nosso post onde falamos sobre as possibilidades da automação residencial via mobile. E se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário!


Solicite um orçamento