SIA Trecho 1 Lote 230 Sala 113, Edifício Bradesco - Brasília - DF 61 3436-0002

Você sabe o que é a Internet das Coisas?

Conheça - Você sabe o que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas, também conhecida por seu termo inglês IoT (Internet of Things), é o que muitos estão chamando de quarta geração da internet. Depois da conexão global, do comércio virtual e das redes sociais, chegamos à era da interligação do mundo físico ao digital, na qual praticamente tudo pode ser conectado pela rede e realizar atividades que, há alguns anos, não passariam de sonhos.

Em uma realidade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, chegou a hora de os mais variados objetos adentrarem a rede e fazerem parte de um sistema globalizado que poderá ligar você à sua casa, à sua cidade e às próximas surpresas que a tecnologia irá oferecer. Quer saber como? Então continue lendo o post de hoje!

A origem da Internet das Coisas

Desde o início dos anos 90, ideias acerca da interconexão de múltiplos dispositivos começaram a ser discutidas e, no ano de 1999, Kevin Ashton, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), propôs o termo Internet das Coisas.

Pensando na falta de tempo que as pessoas enfrentavam e provavelmente enfrentariam ainda mais nos anos seguintes, Ashton viu nessa ideia a fonte para otimizar o modo de viver de todas as pessoas e desenvolver a tecnologia na direção do que realmente é importante: ser cada vez mais útil à vida humana.

Onde a Internet das Coisas está presente

Segundo as duas maiores consultorias do mundo, IBC e Gartner, a Internet das Coisas movimentará trilhões de dólares no mercado mundial nos próximos anos. Embora ainda não sejam tão difundidos no Brasil, dispositivos com essa tecnologia são inúmeros e estão presentes em residências até nas áreas urbanas.

Desde eletrodomésticos até vestuários inteligentes, acessórios ligados aos smartphones que coletam e fornecem informações das mais variadas em tempo real, ou equipamentos que privam pela segurança, confira algumas da tecnologias que já são realidade no mercado!

Nike FuelBand SE

Da consagrada empresa Nike vem uma pulseira capaz de registrar movimentos do usuário e registrá-los em tempo real, interligada a um smartphone com o auxílio de um aplicativo próprio. Adorado pelos esportistas, esse dispositivo pode ser utilizado por todos aqueles que desejam ferramentas para cuidar da sua saúde.

NeuroOn

A máscara NeuroOn promete melhorar a experiência do usuário com relação ao sono, em especial para quem tem problemas na hora de dormir. Medindo sinais cerebrais, musculares e movimentos dos olhos ao acordar, essa ferramenta irá auxiliar não só o sono, mas todo o dia a dia com uma dose extra de disposição.

Skully Helmets

A informação em tempo real chegou aos capacetes. A tecnologia conhecida como HUD (Heads-Up Display, ou tela livre das mãos), apresenta nos cantos dos visores informações como GPS e até mesmo imagens de câmera localizadas na parte traseira do capacete.

Internet das Coisas na automação residencial

As residências viram muita evolução na Internet das Coisas nesses últimos anos. Tarefas rotineiras, como abrir e fechar janelas ou cortinas, controlar aparelhos e luzes, cuidar do jardim e até mesmo alimentar os animais já são possíveis com simples toques na tela de um smartphone ou outro dispositivo.

Dentre os últimos lançamentos no mercado para esse setor, os destaques ficam por conta de termostatos inteligentes, que adequam a temperatura do ambiente para ser mais agradável aos moradores; lâmpadas controladas à distância, que são configuráveis quanto à cor e intensidade; e, umas das principais no quesito segurança, fechaduras da nova geração, que transformam smartphones em chaves e o tornam apto a controlar tudo, abrindo e fechando portas e recebendo mensagens instantâneas de alertas quando outras pessoas se aproximam, dentre outras funções.

A tecnologia da Internet das Coisas já é uma realidade, e existem muitas opções disponíveis no mercado para todos os tipos de usuários, seja em busca de comodidade, lazer, segurança ou simplesmente mais tempo para aproveitar melhor a vida. Ficou curioso para experimentar? Ainda tem perguntas sobre o que a Internet das Coisas pode fazer por você? Conheça os serviços oferecidos pela Starvai e deixe seus comentários!


Solicite um orçamento